marginalia 0.1 - apropriações

Picasso - Gjon Mili

A longa exposição com o uso de lanternas não é uma técnica de todo rara, sendo facilmente encontrados experimentos fotográficos na internet que se valem desta técnica, geralmente denominada de ou light painting ou light scribbling (Flickr). Contudo, há pouca exploração sistemática de suas possibilidades estéticas - para além de suas formas mais básicas - e pouca busca de expansão, a partir de sua base, a uma problemática por ela implicada no campo da fotografia.

Mesmo na história da fotografia, raros foram os fotógrafos que levaram esta possibilidade mais a fundo, de modo que não há muitas fotografias emblemáticas desta técnica. Talvez a mais importante e mais conhecida imagem seja o retrato que Gjon Mili fez de Picasso em 1949, ilustração deste post. Este experimento alcança claramente, pela figuração do desenho feito pelo pintor com a lanterna, um hibridismo entre o registro objetivo fotográfico e o registro gestual do desenho sem, contudo, se distanciar da qualidade indicial da fotografia através de manipulações posteriores. O flash, assim, registra um instante da figura de Picasso que coexiste no fotograma com a imagem produzida pelo processo de seu desenho - mais além do instante. Insere-se o gesto e coabitam temporalidades num mesmo registro fotográfico.


Camera movement on flashlight - Harry Callahan

Um pouco anterior, mas contemporâneo, o fotógrafo Harry Callahan trabalhou igualmente com processos de longa exposição e, mais freqüentemente, de múltipla exposição.


Nude - Evgen Bavcar

Um caso relacionado, o fotógrafo contemporâneo Evgen Bavcar se vale também desta técnica alcançando uma estética distinta. A longa exposição dota as fotografias de Bavcar de uma qualidade surrealista que, pela deficiência visual do fotógrafo - cego desde os 12 anos de idade -, é muitas vezes qualificada como táctil, mesclando as ordens do olhar e do toque na constituição da imagem. Também aí, o gesto é incorporado para além do pressionar o botão da câmera e o instantâneo fotográfico distendido e escancarado à intervenção do fotógrafo sobre o próprio processo.

Nenhum comentário: