Marginalia 1.0 BETA from Marginalia Project on Vimeo.
O projeto marginalia chegou a sua primeira versão efetiva com o teste da instalação audiovisual marginalia 1.0 BETA, no dia 5 de junho de 2008, em uma residência na cidade de Córdoba, Argentina [onde temporariamente reside André Mintz]. O sistema funcionou bem como esperado, apesar do delay em responder aos gestos dos espectadores, causado pelo tempo de processamento do sistema.
Foi utilizado o software GestureMapping versão 1.1.1, desenvolvido pelo grupo em ambiente Processing para criar uma instalação em que o espectador define a área atingida pela projeção com o uso de uma lanterna. Uma câmera de vídeo digital capta a intervenção do espectador e a transmite ao computador. O software reconhece a área iluminada e usa deste mapeamento para gerar a imagem final projetada por um projetor multimídia sobre a tela.
O grupo de espectadores - formado por outros moradores da residência - ficaram surpresos e satisfeitos com os resultados alcançados oferecendo respostas variadas à instalação. A maioria usou do sistema para explorar a própria imagem, para tentar ver o que estaria oculto pela escuridão de quando chegaram, mas alguns se divertiram com a possibilidade de desenhar com a lanterna seus nomes e formas variadas.
Para outras informações sobre este projeto veja os posts no item marginalia 1.0 e explore o blog para conhecer a história de seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário