marginalia 0.2 - apropriações cinematográficas

"Les Carabiniers" - Jean-Luc Godard

No filme Les Carabiniers, de Godard, uma seqüência emblemática exibe seu protagonista em sua primeira ida ao cinema. As imagens que ele assiste: uma série de referências às imagens históricas de um primeiro cinema, com destaque para a paráfrase da Chegada do trem à estação, dos irmãos Lumière. Em uma referência explícita à história do cinema, Godard enfatiza a contraparte desta invenção [para retomarmos Jean-Louis Commoli]: o espectador. Ao longo da sessão, o protagonista reage diretamente às imagens exibidas a partir de sua crença inocente no dispositivo cinematográfico - já assimilado pelos espectadores mais experientes.

Ele tampa seu rosto ao ver a chegada do trem [como se diz haver passado na exibição dos Lumière]; tenta ver a mulher que se despe para além da borda da tela mudando sua posição na sala de projeção; quando chega a cena do banho desta mulher, salta de seu assento e se aproxima da tela. Primeiro, tenta ver dentro da banheira, depois passa a tocar a imagem da mulher: seu rosto, suas pernas, e parece começar a compreender o jogo da imagem. Até que, tentando entrar na imagem, derruba a tela de projeção.

O projeto marginalia busca exatamente explorar esta problemática da relação entre espectador e imagem, mas através da construção de um dispositivo específico em que este desejo do espectador em sua relação com a imagem seja incorporado à própria projeção. Para além de uma ilusão de realidade virtual, a exploração proposta pelo projeto centraliza a materialidade da própria imagem, que não deverá ser esquecida ou ignorada pelo espectador, mas enfatizada em uma nova forma de interação.

Nenhum comentário: