marginalia vai à AEurásia



O Projeto Marginalia esteve, nos últimos meses, envolvido no desenvolvimento de um sistema de softwares comunicantes [ao qual foi dado o nome AETeletransporter] que fundamente o funcionamento da instalação AEurásia.

AEurásia é um projeto de instalação audio-visual interativa que nasce em Belo Horizonte com base na iniciativa de Alessandra Soares, André Amparo, Cláudio Santos e Fernando Maculan. O trabalho está em exposição no Espaço 104 de 12 a 20 de Dezembro de 2008. Uma breve descrição:

"A vídeo-instalação AEurásia apresenta uma volta ao mundo dentro de Belo Horizonte. Foram escolhidos lugares na cidade por correspondência de seus nomes aos de várias localidades no mundo. O desenho resultante é o de um mapa que comporta um mundo dentro de uma cidade. Quatro conceitos conduzirão a experiência do público: diferença, distância, tempo e mobilidade. Um estímulo a conhecer melhor a cidade em que se vive".

Sete vídeos são apresentados aos espectadores, esboçando relações ora objetivas, ora subjetivas entre localidades correspondentes, uma das quais é uma cidade distante, enquanto a outra é um local em Belo Horizonte. Uma oitava projeção que resume a instalação como um todo responde às ações do usuário, capturando sua imagem em tempo real e o re-posicionando no vídeo que assiste, ao recortar seu corpo do entorno [tal procedimento é mediado pelo software AESoulCaptor cuja função é essencialmente a de desenvolver um Chroma Key em tempo real]. Destarte, o espectador é mesclado a uma localidade distante como se este a tivesse visitado: enquanto ele pode apreciar sua interação em tempo real com todas as localidades, um cartão postal é produzido como souvenir de sua experiência de 'viagem' em AEurásia, este continente imaginário.

Por fim, o espectador pode reaver seu souvenir quando estiver saindo da instalação utilizando um terminal que roda o software AECheck-in, sendo este responsável por apresentar todas as imagens produzidas no dia de forma que o espectador possa selecionar sua foto preferida que poderá, então, ser enviada para ele ou outrem por e-mail e para o Flickr d'AEurásia.

Dentro os inúmeros softwares desenvolvidos pelo Projeto Marginalia para este projeto dois aplicativos representam o núcleo de maior importância para o funcionamento do sistema: AESoulCaptor e AECheck-in, desenvolvidos, respectivamente, em C++ utilizando a biblioteca openframeworks e Processing 1.0.1.

Este projeto representa as primeiras tentativas do Projeto Marginalia de trabalhar com a biblioteca openframeworks, para C++, e AppleScript, tendo-se atingido resultados muito satisfatórios até então. Processing foi empregado para o desenvolvimento de uma interface amigável ao usuário, sendo esta a primeira experiência do Projeto Marginalia no emprego de tal prática de programação [softwares de interface]. Tais campos de trabalho são de suma importância de agora em diante, uma vez que Marginalia pretende desenvolver futuros projetos [a serem anunciados em breve] essencialmente em openframeworks e aproveitando softwares e linguagens da Apple como AppleScript, Quartz Composer e Automator.

AETeletransporter é um sistema que funciona simultaneamente em dois terminais conectados em rede composto pelos seguintes softwares: AESoulCaptor [openframeworks], AECheck-in [Processing], AESender [AppleScript], AEConnect [AppleScript]. Além de desenvolver o sistema supracitado, o Projeto Marginalia esteve envolvido na realização dos vídeos e documentação da instalação.

Mais informações sobre os novos projetos de Marginalia serão fornecidas nos próximos posts, que intencionam apresentar brevemente projetos atuais e futuros do grupo.





Nenhum comentário: